POR ÁGUA E POR SANGUE


Neville Goddard - 1956




Meu assunto esta manhã é retirado da Primeira Epístola de João. Agora, estas vinte e uma cartas, ou como as chamamos Epístolas, não são realmente dirigidas a indivíduos ou grupos. São mistérios, como é toda a Bíblia. Se a Bíblia no Antigo Testamento conta a história na forma de história ou se ela diz na forma de uma parábola, ou seja na forma de uma carta, são todas revelações da mente de Deus expressada em simbolismo. Agora, não afirmo que eu possa lhe dar uma interpretação exaustiva de qualquer história única da Bíblia.

Por serem revelações da mente do Infinito, nenhuma interpretação única pode ser exaustiva. Em um nível pode ser verdade, e então você e eu expandimos a consciência e reencontramos a carta e a vemos de forma diferente, e uma expansão adicional na consciência nos causa, mesmo quando a reenviamos pela terceira ou quinquagésima vez, para ainda ver a letra em uma luz diferente. Então, na interpretação desta manhã, vou tentar mantê-lo em um nível que seja mais prático.

Dizem-nos neste capítulo 5 de João Primeiro: "Este é o que veio pela água e pelo sangue, mesmo Jesus Cristo, não apenas pela água, mas pela água e pelo sangue". Então, estes são símbolos de nascimento. Todo nascimento natural no mundo é acompanhado pelo fluxo de água e sangue. Está tentando dizer ao indivíduo de um certo mistério de nascimento, mas ele usa a palavra Cristo Jesus e esse é o símbolo de um nascimento verdadeiramente misterioso - algo do nada. Esse é o mistério. Fora da vida morta. O homem não pode concebê-lo. Como pode algo vivo sair disso que está morto - como algo pode sair do nada? O homem aceita isso no mundo mineral, pois ele vê se ele volta o suficiente no tempo, ele poderia empurrar o mistério em algum passado remoto, ele aceita o fato de que algum tempo, de uma forma que não conhece a ciência moderna, fora de um não a substância orgânica veio a ser um organismo.

Ele o chamará por um pequeno nome minúsculo - uma ameba - e isso irá satisfazer sua mente, mas ele pára - ele ainda não admitirá que ele afirmou que havia uma substância não orgânica, ou nada ou algo que estava morto, fora de que veio a vida - do que veio algo. Ele não quer lutar com esse problema, então ele deixa isso, salta sobre as páginas da história e vem para uma coisa pequena mais complexa. Então ele ensina a evolução desse estado. Mas quando ele vai o suficiente para trás, ele não encontra resposta para a aparência da vida sem nada ou morte.

Então, aqui está o mistério. Ele vem pela água e pelo sangue, não apenas por água, mas por água e sangue. Este é o grande mistério da encarnação, a morte e a ressurreição. Qual encarnação - que morte e que ressurreição? A mente pensa instantaneamente em dois mil anos atrás e pensamos que foi o grande mistério, mas antes de entrar no mistério, deixe-me citar o último versículo deste maravilhoso 5º capítulo: "As crianças pequenas se mantêm de ídolos. "Não importa quão oficialmente os justifique e lhe diga esta é a imagem do seu Salvador revelada através das mentes de um Santo ou de um grande artista, você é advertido neste capítulo para se manter livre, completamente livre de ídolos, em harmonia com o Segundo Mandamento, "Você não fará nenhuma imagem esculpida ao Senhor seu Deus. "Não importa como seja justificada pelo governo ou pela sociedade ortodoxa, você é convidado a não fazer nada externo à sua mente e se curvar diante dele como um poder criativo, pois aqui ele é tentando revelar o verdadeiro poder criativo que está no homem. Dorme no homem como sua mente passiva. À medida que você desenvolve o mistério, ele desperta do seu estado passivo para seu estado ativo e o nascimento da mente ativa é verdadeiramente a ressurreição de Cristo no homem. É Cristo no homem que é a esperança da glória.

Agora, aqui em outro verso, ele faz uma prova. Ele pede que você peça qualquer coisa neste mundo em Meu Nome para que o Pai possa dar a você. Ele não restringiu você a um desejo - peça o que quiser em meu nome e o Pai pode dar você. Agora, se você lê literalmente, como eu ouvi milhares e milhares de orações em minha própria casa, - criados em uma atmosfera cristã - dissemos graça nas refeições e a mãe invariavelmente disse isso e invariavelmente terminou com as palavras "Por amor de Jesus" , Amém", mas nada aconteceu. Nós comemos a comida e apreciamos a comida, e você vai dizer orações - longos apelos verbais a Deus por algo - sempre terminando "Por amor de Jesus, Amém", pensando que se eu dissesse que era por Sua causa que eu tentaria o meu Pai para me dar isso, pois não disse: "Tudo o que desejar, peça-o em Meu nome, e o Pai o dará". Bem, você pede isso para sempre nesse nome e nada acontece - portanto, ele não entendeu o mistério - então, o que é o mistério - até Jesus Cristo que veio apenas pela água, mas pela água e pelo sangue.

Nós o colocamos na maneira mais prática do mundo - algo fora do nada - a vida fora da morte. Conceba algo que você deseja. Basta pensar nisso. O mero pensamento de algo, essa é uma concepção sem ajuda de outra. Essa não é uma "concepção imaculada"? Você não conheceu ninguém na formulação do seu desejo. Agora você pretende perceber isso. É claro em sua mente - é uma concepção sagrada - é uma concepção virgem. Você pode provocar algo que, aparentemente, não existe - é inexistente - não existe de fato e incorpora? Você pode encarná-lo? Pois é o mistério da encarnação que vem pela água e pelo sangue. Aqui está um nascimento que poderia ocorrer se eu estiver disposto a dar-lhe parentesco humano. Devo dar uma filiação humana - não pode, por si só, nascer, pois, a menos que eu mesmo se torne, não pode nascer; então eu desejo ser algo diferente do que eu sou.

Agora, o que é a água? A água é o grande mistério, a grande verdade psicológica que devo descobrir, o que me permitirá, se eu aceitasse viver uma vida de acordo com essa verdade e expressar meu desejo. Pois a água é a verdade e o sangue é a aplicação dessa verdade. Eu poderia saber tudo no mundo para ser conhecido do mistério, mas nunca viver por ele; Ainda continuo vivendo como sempre vivi, passivamente, aceitando a evidência de meus sentidos como fato. Aceitando os ditames da razão como meu guia; Eu poderia ouvir uma conversa ou eu poderia lê-lo em um livro, ou ouvi-lo em um lugar como este em uma manhã de domingo - que se você desejar algo intensamente e você realmente deseja, e você tem uma imagem mental clara do que você faria ou gostaria de ser ou o que você gostaria de realizar, ou o que você gostaria que outro amigo percebesse - você sabe exatamente o que você gostaria neste mundo. Agora, esta é a água pela qual pode nascer, mas não pode nascer apenas da água, deve nascer de água e sangue, então eu vou te dar a água: quando você sabe o que deseja, você faz uma representação tão vívida e realista do que você veria, do que você ouviria e do que faria. Você está fisicamente presente e se move fisicamente em tal situação.

Para dar um exemplo - suponho que eu desejei um determinado apartamento ou uma determinada casa ou um determinado negócio. Pegue um, então você não ficará confuso. Vamos pegar um apartamento. Mas a razão me diz que eu não posso pagar. A razão me diz que eu não tenho mobiliário suficiente para um apartamento tão grande - a razão me diz mil coisas que negariam que eu poderia perceber isso, mas eu ainda gostaria. Agora, isso é o que eu lhe daria sob a forma de água - pois algo deve sair do nada e da morte. Para encarnar esse estado, eu o tornei real. Você puxa isso aparentemente de um estado que não existe; portanto, algo do nada. Para torná-lo real e para encarná-lo e para se tornar vivo para isso, você está tirando a vida da morte.

Agora, isso é o que você faz. Há uma morte envolvida, mas não é o tipo de morte que os homens chamam de morte. Há uma morte - há uma mudança radical do seu estado de espírito. Você desiste completamente da crença de que você não está vivendo nesse lugar; Isso é irracional, mas é isso que você é chamado a fazer; para negar completamente a evidência de seus sentidos e assumir corajosamente que você já está nesse estado que você ocupa. Lá você habita em um estado que a razão nega. Você habita em uma suposição de que seus sentidos negam. Essa é apenas a água. Se você fizer isso, você está aplicando o sangue. Se você lhe disser que o faça, você receberá a verdade, pois funcionará. Aquela água, se você pudesse apenas adicionar o sangue a ela, trará o estado invisível para o mundo visível, e o que aparentemente não existe cristalizará e endurecerá de fato. Mas se você souber isso, como muitos de nós o conhecem e pensam que o mero conhecimento é suficiente - nós iremos aqui no domingo de manhã e aproveitamos completamente esta maravilhosa hora - a música, a mensagem, a meditação, o sentimento de companhia que você encontra aqui, e tudo isso é uma emoção durante uma hora - mas esse conhecimento não pode levar Jesus Cristo a nascer. Neste estado, Cristo Jesus, - agora, vou analisá-lo por você, - em um plano inferior a palavra Jesus significa salvação; A palavra Jesus, que é Jeshua, significa salvar. Se eu desejo algo e não percebo, então simplesmente continuo com uma vida de frustração. Se eu perceber o meu objetivo, fui salvo da frustração. Tome uma questão simples. Suponhamos que eu quisesse uma roupa porque eu estava com necessidade de roupas. Se eu não perceber o terno da roupa, não sou salvo da minha nudez. Se eu perceber o terno da roupa, fiquei salvo. Pois este é um Salvador inclusivo, não apenas um homem.

Se eu quisesse água, água literal, uma palestra não apimentaria minha sede. Se eu quisesse comida, comida literal, a revelação mais maravilhosa na verdade não satisfaria minha fome, então Jesus é inclusivo, o que significa tudo o que você deseja. Ele é, porque se você encarnou esse desejo, você personificou seu Jesus. Agora, para encarnar Jesus; Ele não pode ser incorporado pelo conhecimento do que fazer apenas. Ele só pode ser incorporado pela aplicação desse conhecimento. Então, o conhecimento do que fazer é chamado de água; a água da verdade; mas o uso disso amorosamente é chamado de fluir do sangue.

Então, aqui encontramos os símbolos que sempre acompanham o nascimento, o que é apresentado neste mistério. Você está falando que o limite está dentro de você. Você faz o limite. Não há limite. Tudo o que quiser, pergunte em Meu nome, pois o nome simplesmente significa natureza. Se eu quisesse estar em uma casa e sentir que eu sou o ocupante dessa casa, há um certo sentimento, uma certa natureza que acompanha. Eu devo apropriá-lo como se fosse verdade. Aqui, eu sou chamado a trazer algo vivo de um estado que está morto, se eu lhe dissesse o que fiz, você questionaria minha sanidade e sentiria que estou tentando expressar algo que está sendo retirado do nada, porque você não pode vê-lo - você não me vê na casa, você não me vê realmente ocupando e curtindo a vida que você conhece, eu desejo aproveitar, então, se eu persistir nessa suposição, para você, você deve saber a minha persistência, - você pode pensar que eu estou indo para uma forma de insanidade, mas se amanhã a casa se tornar um fato incorporado e eu o ocupante, então você a olha passivamente - você ainda tentará justificá-lo ao traçar o seu aparência de volta a uma causa visível. Você verá isso de alguma forma, desconhecido para você, meus recursos foram levantados, que de alguma forma eu me tornei mais elegível para essa casa e você vai rastreá-lo de volta a uma mudança na minha fortuna, você vai rastreá-lo de volta a uma mudança em algo no meu mundo, mas você não vai rastrear essas mudanças de volta ao pressuposto não visto em que eu habito.

Então, como a mística nos diz na 11ª de suas Cartas para os Hebreus - "As coisas vistas não foram feitas de coisas que aparecem". O homem se recusa a aceitá-lo, então ele tira tudo em seu mundo e tenta levá-lo de volta a alguma causa visível, mesmo com a ajuda de seu microscópio. Ele toma o microscópio e ele examinará isso para provar sua própria satisfação, há uma causa visível e tangível; ou ele sai no espaço com seu telescópio. Ele deve encontrar nas causas do mundo exterior as mudanças no mundo exterior. Ele não pode acreditar que todo o vasto mundo exterior é mantido unido de dentro e estamos apenas na superfície, olhando para o exterior e tentando analisá-lo e compreendê-lo de fora, e tudo isso aparece sem, embora pareça lá, ele não é. É tudo de dentro - tudo dentro da mente do homem - e esse é o mistério.

Então não faça um ídolo, não importa quem o faça ídolo, não importa o que o homem sagrado lhe diga, isso é uma coisa maravilhosa que o abençoe - não há bênção nos estados do lado de fora. Incline-se para nada no lado de fora. Nós nos perguntamos por que ao longo dos séculos uma certa raça de pessoas não se tornou escultores maiores, maiores artistas na forma de pintar grandes professores religiosos. Talvez eles realmente estivessem tomando esse segundo mandamento muito, muito seriamente. Não faça nenhuma imagem esculpida, nem uma, para mim. Não faça nada que seja esculpido, isso é objetivo, como uma imagem do seu Pai que é livre, pois EU SOU Espírito. Se você me adorasse, você me adora em espírito e na verdade, mas não em nada que você possa recorrer do lado de fora e dobrar o joelho antes dele, seja uma igreja, uma sinagoga ou alguma estátua que pendure sobre sua parede , Ele não está lá, Ele está em sua mente; Ele está alojado dentro de você - existe o Deus vivo dentro do Templo e o templo é homem. "Vocês são o templo do Deus vivo".

Então, quando falo da água e do sangue, não falo sobre as coisas que você pode ver com os olhos, como a água e como o sangue. Eles são apenas funções simbolizadas da mente e a função vem pela primeira vez com água. Eu devo primeiro saber o que fazer antes que eu possa fazê-lo. Então a água vem primeiro. Ele toma água e coloca-a em uma jarra de pedra, dá-lhe algo como uma forma, e daquele jarro de pedra cheio de água, ele não desenha água; Ele a converte, ele tira vinho.

Então aqui está o primeiro milagre. Eu sei o que fazer. Eu pego esse pequeno mundo meu que é pedra e então extraio de algo algo que não é visto, nem tão difícil quanto isso. Eu chamo água. Vejo algo trazendo tudo isso. Eu sei como isso foi criado. Que um homem que vive em luxo não seja julgado com dureza porque ele o tem e não o tem. Ele está vivendo em um estado de consciência que se solidifica na forma que você vê agora e chama de luxuoso, um em estado de saúde, um que é reconhecido, aquele que é realizado, aquele que está contribuindo muito para o mundo. Não os julgue. Estes são os estados visíveis. Descubra se você pode entrar em um estado similar. Ele não está ocupando o único estado do mundo. Existem estados infinitos e se você tenta mesmo duplicar esse estado, ele pode ser duplicado, ou você pode se aproximar dele ou você pode transcender isso. Descubra o que quiser. Não tenha inveja dele. Deixe-o em paz porque ele está aplicando a lei: ele tem direito a tudo neste mundo que ele realmente pode conceber e desejar e se colocar e viver - porque o homem está vivendo em um mundo infinito de estados invisíveis e um indivíduo, sabiamente ou insensatamente, ocupa um estado. Enquanto ele permanece fiel ao estado, o Estado irá externalizar e tornar-se as circunstâncias e as condições de sua vida. No momento em que ele se separa da consciência desse estado, as coisas que ele desfrutava antes desapareceram de seu mundo.

Agora, se tudo no meu mundo depende de um estado de consciência, seria o auge da insanidade buscar o que é antes de corrigir em mim mesmo o estado em que o assunto depende, para o que requer um estado de consciência para produzir o seu efeito não pode ser efetuado sem esse estado de consciência, então, quando eu sei o que quero, para sustentar isso, existe um estado de consciência invisível. O mundo chama aquele estado invisível de um nada inexistente. Eles nem sequer podem chamá-lo de coisa para eles, não tem existência, nem realidade. Esse é o mistério - um filho autoproduzido concebido sem ajuda de outro e portadoramente no ventre de Deus, que é a mente do homem; foi colocado ali sem o auxílio de outro, pelo desejo do homem. Esse foi o conceito imaculado, essa é a concepção virgem.

Agora, o nascimento virgem; Posso trazê-lo de seu estado invisível e realmente o tornarei um fato tangível no meu mundo? Tente! À medida que você tentar com uma coisa, e você terá sucesso, você tentará com duas e quatro e oito e assim por diante, e eventualmente o gigante adormecido no homem, que é o filho de Deus no homem chamado Cristo, despertará. Ele despertará passando do estado passivo para o estado ativo. O estado passivo é simplesmente a completa e absoluta entrega do homem às aparências; para viver acreditando que a vida está por fora, e ele se move daquele estado onde ele se rende e acredita que todas essas coisas são causas para o estado ativo onde ele coloca tudo em sujeição a algo em si mesmo, que é a sua imaginação desperta. Ele imagina uma coisa para ser assim, ele se persuade de que é assim e caminha fiel à sua suposição.

Então você saberá por que na 14ª Carta para os Romanos ele nos diz que todo homem está completamente persuadido em sua própria mente - não a persuade, deixe-a em paz - você se persuade das mudanças que você deseja expressar nela. Se você deseja uma mudança em seus relacionamentos em casa ou nos negócios, você não discute, você não os persuade, para que cada homem seja plenamente persuadido em sua própria mente; então posso me persuadir de que você é como eu desejo ver você? Então, na medida em que eu possa me persuadir, você se conformará no mundo exterior para essa persuasão. Se eu espero ver mudanças lá, antes de eu mesmo começar a mudança no interior, as chances são que espero em vão. Você, você mesmo, pode desejar certas mudanças e eu poderia vê-las mudar no meu mundo, mas elas não foram causadas ​​porque me mudei para um estado ativo. Eu ainda sou reflexivo e a maioria de nós neste mundo está refletindo a vida, e o propósito de uma igreja dessa natureza é não nos fazer refletir, mas afetar a vida. Se eu afeto isso, Cristo é despertado dentro de mim.

Se eu apenas refletir isso, então eu durmo com Adão, e o propósito é passar do sono de Adão para a vigília do filho de Deus, chamado Cristo. Adão, também, é chamado de filho de Deus, mas no estado de sono profundo, mas ele se move daquele estado de sono, ou do estado passivo da mente, para o estado ativo e então é chamado de Cristo Jesus. Mas tal não pode nascer pelo conhecimento do que fazer sozinho. Só pode nascer com o conhecimento aplicado.

Então, se eu demorar um pouco, se eu nunca voltei aqui e peguei o que eu ouvi nesta manhã, esse pouco de conhecimento, se aplicado, será muito mais frutífero do que o conhecimento que eu consigo domingo após domingo, o que não é aplicado, então, se você tiver toda a água do mundo - por água eu quero dizer verdades espirituais - você nunca as aplicou, então você não estará mais perto de provar isso do que você é agora; mas se você tirou um pouco, uma gota desta água, e saiu mesmo para refutá-la, mas para refutá-la, você deve experimentar com seriedade e sinceridade. Se você tentar, você não o refutará, você será encorajado a beber mais água e ainda mais e produzir esse nascimento de seu Salvador; e você decide o que o salvará hoje da sua situação atual. Pode ser um trabalho. Pode ser um aumento de fundos, pode ser companheirismo. Pode ser algo que eu não sei, mas seja o que for que você deseje hoje, e a menos que você o consiga, você se sente frustrado - você se sente frustrado - então você salvaria você se você conseguisse. Agora tome isso como seu Salvador. Olhe para a mente e veja com clareza. Pode parecer quase sacrílego para a mente ortodoxa dizer-lhe que quando você vê claramente nos olhos da mente, o estado desejado, quer por si mesmo ou por outro, você está realmente olhando para o rosto de Jesus, pois está vendo o estado que poderia salvar você é de onde você está ou o que é.

Então você tenta, e a mente se expandirá. Você vai encontrar-se não só aumentando neste mundo, no mundo exterior, mas você encontrará revelações místicas que acontecem dentro de você, que é o propósito do ensino. Isto não é apenas para provocar mudanças no mundo exterior que são desejáveis, mas para provocar mudanças no interior que ascende ao homem em níveis superiores de consciência - para o propósito de toda a aparência do homem e desperte da menor descida na escada até a mais alta; ele está subindo ao mais alto, pois nos contamos na visão de Jacó, acima de tudo, Deus estava, na escada, esses seres celestiais subiam e desciam, mas acima de tudo eram deus, então o destino real do homem é atingir o alto para que ele desperte como Deus.

Então, o mistério é que Deus tornou-se homem para que o homem se torne Deus - então Ele desceu como homem. Pegue o mesmo verso e dê uma interpretação mais elevada. Então, Deus faleceu sim, para se tornar homem. A morte de Deus é um completo esquecimento do fato de que Ele é Deus. Ele teve que esquecer completamente que Ele é Deus e, portanto, morrer para despertar como homem. Se ele se lembrasse de que Ele era Deus, ele simplesmente não poderia ser homem, mas uma morte completa e absoluta, que é o completo esquecimento, que eu sou Deus, para me tornar homem. Então, o poeta escreveu lindamente e disse: Deus se tornou homem para que o homem se torne Deus. Então ele perguntou, a menos que eu morra, você não poderia viver, mas se eu morrer eu me levanto de novo e você levanta comigo. Então ele continua a perguntar ao homem, você poderia amar aquele que nunca morreu por ou você pode morrer por um que não morreu por você, e assim ele está colocando isso no mais maravilhoso mistério poético no livro Jerusalém, por Blake; então ele revela à mente que pode vê-lo, que você que acredita em si mesmo porque está visível e você deve fazer o que o homem deve passar passivamente: ele traça sua origem de volta a um germe. Enquanto você começou como um germe, você não é mais do que um grande germe. Se você começar como algo, você é apenas algo ampliado da mesma coisa. Para todos os fins, é verdadeiro para as origens. Se eu posso levá-lo de volta onde você não pode vê-lo e levá-lo de volta ao grande mistério que você realmente foi gerado por Deus, se sua origem é Deus, seu fim é Deus. Se a sua origem é um erro, o seu fim é um erro - então você tem a escolha, a mente passiva, que é realmente a mente científica, ainda deve insistir em encontrar causas externas a si mesmas. Não pode encontrar causas nesse estado passivo dentro de si.

Eu lhe digo que o grande mistério é que você saiu de uma morte aparente. É uma morte. Deus morreu para se tornar homem, porque Ele desejou a companhia dos homens como Deuses, como o poeta nos disse: "O homem não deve permanecer um homem. Seu objetivo deveria ser mais elevado. Pois Deus só aceitará Deus, como companhia". Portanto, você não pode, em seu estado atual da mente passiva, ser companheiro do seu Pai que anseia e deseja que cada filho, cada criança desperte para se tornar companheiro da Deidade.

Então, para fazê-lo, Ele teve que morrer como Deus, e se tornar Sua criação com a esperança de que a criação desperte e se torne seu companheiro. Mas você vê que Ele nos deu tal presente. Ele me libertou completamente da responsabilidade de retornar. Não preciso despertar. Eu sou tão livre como o vento. Ele me deu total liberdade de vontade. Posso me machucar, arruinar-me, mas por causa do dom de Deus para mim, para me tornar vivo. Ele não pode interferir e me fazer despertar. Ele pode apelar através de filhos despertados e eles podem apelar para o seu irmão dormindo, mas eles não podem, pela mesma lei, interferir com a vontade do irmão dormindo. Não importa quem acordar, eles não podem interferir e me fazer acordar. Eles só podem apelar e tentar de maneira sutil sugerir, mas o presente foi absoluto. Deus se entregou para me tornar, e me encontrando homem, acho que minha origem era o homem, então meu destino, por mais grande que seja um homem, não importa o quão sábio seja, ele ainda será um homem. Mas se minha origem é Deus, meu destino é Deus e eu despertarei um dia para descobrir esse maravilhoso mistério do desdobramento dentro de mim mesmo.

E agora meu tempo acabou.
Tags: Neville GoddardPalestras

Postar um comentário

4 Comentários

Pular para o conteúdo principal