IMAGINAÇÃO DESPERTA

Neville Goddard - 1954


Como você já ouviu, o tema desta manhã é "Imaginação Desperta". É o meu tema para toda a série de dezenove palestras. Tudo está voltado para o despertar da imaginação. Duvido que haja qualquer assunto em que o pensamento claro seja mais raro do que a imaginação. A própria palavra é feita para servir a todos os tipos de ideias. Muitas delas são diretamente opostas uma a outra. Mas aqui esta manhã, espero convencê-los de que este é o poder redentor no homem. Este é o poder mencionado na Bíblia como o Segundo Homem. "O Senhor do Céu". Este é o mesmo poder personificado para nós como um homem chamado Cristo Jesus.


No texto antigo era chamado de Jacó, e há inúmeros nomes na Bíblia todos levando e culminando na grande flor chamada Cristo Jesus.


Pode ser uma surpresa para você identificar a figura central dos Evangelhos como a imaginação humana, mas estou certo de que antes que a série termine, você estará convencido de que isso é o que os antigos pretendiam que devêssemos saber, mas o homem interpretou mal os Evangelhos como a história, biografia e cosmologia, e ficou completamente adormecido quanto ao poder dentro de si mesmo.

Agora, esta manhã, eu trouxe-vos os meios pelos quais este poder poderoso em nós pode ser despertado. Eu o chamo de arte de revisão. Eu levo o meu dia e eu revê-lo no olho da minha mente. Eu começo com o primeiro incidente na parte da manhã. Eu atravesso o dia; Quando eu chego a qualquer cena em meu dia de desdobramento que me desagrada, ou se não me desagrada se não fosse tão perfeito quanto eu pensava que poderia ter sido, eu paro ali mesmo e eu reviso. Eu reescrevê-lo, e depois de ter re-escrito para que ele se conforma com o ideal que eu queria ter experimentado, então eu sinto que na minha imaginação como se eu tivesse experimentado na carne. Eu faço isso uma e outra vez até que ele assume o tom da realidade, ea experiência me convence que esse momento que eu revisei e revivido não vai recuar em meu passado. Avançará em meu futuro para confrontar-me como eu o revisei. Se eu não o rever, esses momentos, porque nunca recuam e sempre avançam, avançarão para me confrontar perpetuando aquele incidente estranho e desagradável. Mas se eu me recusar a permitir que o sol desça sobre a minha ira, de modo que no final de um dia eu nunca aceitar como final os fatos do dia, não importa o quão factual eles são, eu nunca aceitá-los, e revê-lo eu revogar O dia e trazer mudanças correspondentes em meu mundo exterior.

Agora, não só esta arte de revisão cumpre todos os meus objetivos, mas quando eu começar a rever o dia em que cumpre seu grande propósito e seu grande propósito é despertar em mim o ser que os homens chamam Cristo Jesus, que eu chamo de meu maravilhoso ser humano Imaginação, e quando desperta é o olho de Deus e se volta para dentro no mundo do pensamento e lá vejo que o que antigamente eu acreditava existir no exterior realmente existe dentro de mim. Não importa o que seja, então descubro que toda a Criação está enraizada em mim e termina em mim como eu estou enraizado e terminado em Deus. E a partir daquele momento eu encontro meu verdadeiro propósito na vida e meu verdadeiro propósito é simplesmente fazer a vontade daquele que me enviou, ea vontade daquele que me enviou é esta - que de tudo o que ele me deu eu vou Não perder nada, mas levantá-lo novamente.

E o que ele me deu? Ele me deu todas as experiências em minha vida. Ele me deu você. Todo homem, mulher e criança que eu encontro é um presente para mim do meu Pai, mas eles caíram em mim por causa da minha atitude em relação à sociedade, por causa da minha atitude em relação a mim mesmo. Quando começo a despertar e o olho se abre e eu vejo que o todo é eu mesmo tornado visível, então eu devo cumprir o meu verdadeiro propósito, que é a vontade daquele que me enviou, ea Vontade é levantar aqueles que eu permiti Ignorância quando eu dormia para descer dentro de mim.

Então começa a arte real de revisão; Para ser o homem, independentemente de suas impressões desse homem, independentemente dos fatos do caso que estão todos olhando você na cara, é seu dever quando você se torna despertado para levantar-lo dentro de si mesmo e você vai descobrir que ele estava Nunca a causa de seu desagrado. Quando você olha para ele e você está descontente, olhar para dentro e você vai encontrar a fonte do descontentamento. Não se originou lá.

Agora deixe-me dar-lhe um caso histórico para ilustrar este ponto. Sei que alguns de vocês estiveram no banquete e talvez alguns de vocês me ouviram na TV na quinta-feira passada, mas duvido nesta audiência de vinte e três ou vinte e quatrocentos de nós, que mais do que digamos cento e cinqüenta ouvidos E mesmo se você ouviu isso, você pode ouvi-lo repetidamente, pois é isso, se você ouve, fará com que você aja, porque como eu disse, e eu acho que eu fiz no domingo passado, mas se eu Não deixei-me dizer-lhe agora; Se você assistiu aos dezenove anos e ficou saturado com tudo o que tenho a lhe dizer, para que você tivesse todo o conhecimento que você acha que é necessário para atingir seus objetivos, e você não aplicou o que recebeu, não serviria nada; Mas um pouco de conhecimento que você realiza em ação, você encontrará muito mais rentável do que muito conhecimento que você negligenciar a realizar em ação. Assim, repetindo esta história caso esta manhã, embora dizer cem ou duzentos de você ouviu, ele irá ajudá-lo a lembrar que você deve fazer algo sobre isso.

Em maio passado, na cidade de Nova York, estava sentada uma senhora que vinha há anos e fiz uma simples observação de que as pessoas deviam ser cumpridoras da palavra e não simples ouvintes. Pois se um homem só ouve e nunca aplica o que ouve, jamais provará ou refutará o que ouviu; E então eu contei a história de uma senhora que só me ouviu três ou quatro vezes e como ela transformou a vida de outra, e esta senhora ouvindo o que veio apenas três vezes e este milagre ocorreu em sua vida, ela foi para casa Determinou que ela realmente aplicaria o que tinha ouvido ao longo dos anos, e foi isso que ela fez.

Dois anos antes, depois de uma briga violenta, ela foi mandada para fora da casa de seu filho por sua nora. Seu filho disse: "Mãe, você não precisa de nenhuma prova de mim que eu te amo: é óbvio: acho que tenho provado todos os dias da minha vida, mas se essa é a decisão de Maria, e eu me arrependo, deve ser minha decisão, Porque eu amo Maria e vivemos na mesma casa e é a nossa casa: é a nossa pequena família, e lamento que ela se sinta assim, mas você sabe essas pequenas coisas que culminam em uma explosão como ocorreu hoje. Se essa é sua decisão, é minha ". Isso foi há dois anos. Ela foi para casa e percebeu que noite após noite durante mais de dois anos ela tinha permitido o sol descer sobre a sua ira. Pensou nessa maravilhosa família que amava e se sentia exilada dela, expulsa da casa de seu filho. Ela não fez nada sobre a revisão e, no entanto, eu estava falando de revisão para o meu público de Nova York no ano passado.

Isso é o que ela fez agora. Ela sabia que o correio da manhã não trouxe nada. Esta foi uma noite de quarta-feira. Não havia correspondência em dois anos. Ela tinha enviado ao seu neto pelo menos uma dúzia de presentes nos dois anos. Nenhum foi reconhecido. Ela sabia que haviam sido recebidos, pois tinha segurado muitos deles; Então ela se sentou naquela noite e mentalmente escreveu duas cartas - uma de sua nora, expressando uma grande bondade para ela, dizendo que ela tinha sido perdida em casa e perguntando quando ela estava vindo para vê-los; Então ela escreveu uma de seu neto em que ele disse: "Avó, eu te amo". Então veio uma pequena expressão de agradecimento pelo último presente de aniversário, que foi em abril, e depois veio um sentimento de tristeza, antes porque ele não a tinha visto e implorando para ela vir vê-lo em breve.

Essas duas notas curtas que ela memorizou e, quando estava prestes a dormir, tomou suas mãos imaginárias e segurou essas cartas e as leu mentalmente para si mesma até despertar nela o sentimento de alegria por ter ouvido falar de sua família; Que ela era procurada mais uma vez. Ela lia essas cartas uma e outra vez sentindo a alegria que era dela porque ela as recebera e adormeceu em seu projeto. Durante sete noites, esta senhora leu estas duas cartas. Na manhã do oitavo dia ela recebeu a carta: no interior havia duas cartas - uma do neto e uma da nora. Essas cartas eram idênticas às cartas que ela havia escrito mentalmente sete dias antes.

Onde estava o distanciamento? Onde estava o conflito? Onde estava a fonte do desagrado que era como uma ferida que corria durante dois anos? Quando o olho do homem é aberto, ele percebe tudo o que ele vê, embora apareça fora, está dentro - dentro da própria imaginação, de que este mundo da mortalidade é apenas uma sombra.

Ela me deu permissão para contar essa história. Quando eu disse, e chegamos ao período de perguntas e respostas, houve uma estranha reação daquela multidão. Eles se perguntavam que alegria a vida teria para qualquer um de nós se tivéssemos que escrever nossas próprias cartas; Se tivéssemos que fazer tudo para nós mesmos que aparentemente é feito em alegria; Que aparentemente é espontânea vindo de outro; Mas eu não quero escrever-me uma carta de amor de minha esposa, ou meu querido ou meu amigo. Quero que se sinta assim para comigo e para expressar que desconheço que eu possa receber uma surpresa na vida.

Bem, eu não estou negando que o homem dormindo acredita firmemente que é a maneira que as coisas acontecem. Quando um homem acorda, percebe que tudo o que encontra é separado de si mesmo, e o que não compreende agora, sabe, porque o olho está aberto, que está relacionado por afinidade a alguma força ainda não realizada em seu próprio ser; Que ele a escreveu, mas a esqueceu, que se deu um tapa na cara, mas a esqueceu; Que dentro de si ele começou todo o drama que se desdobra, e ele olha para um mundo, e parece estranho para ele, porque a maioria de nós no nosso sono somos totalmente inconscientes do que estamos fazendo dentro de nós mesmos.

O que aquela senhora fez, cada homem e mulher nesta audiência hoje pode fazer. Não levará anos para provar isso; O que vos digo agora pode assustá-los; Ele pode parecer estar na fronteira com a insanidade para o insano acreditar na realidade dos estados subjetivos e o homem são só acredita no que os sentidos vão permitir, o que eles ditarão, e eu vou dizer quando você começa a acordar, Você afirma a supremacia da imaginação e você coloca todas as coisas em sujeição a ela. Você nunca se inclina novamente diante dos ditames dos fatos e aceita a vida com base no mundo exterior.

Para você a verdade não é confinada por fatos, mas pela intensidade de sua imaginação. Assim, aqui encontramos a encarnação da verdade, que eu digo é imaginação humana, estando no drama mundial antes da encarnação da razão personificada como Pôncio Pilatos. E lhe é dada autoridade para questionar a verdade e lhe perguntam: "Qual é a verdade?" E a Verdade permanece em silêncio. Ele se recusa a justificar qualquer ação sua; Ele se recusa a justificar qualquer coisa que lhe foi feita, porque ele sabe que nenhum homem vem a mim, a não ser que eu o chame: ninguém tira a minha vida, eu a dou.

Você não me escolheu, eu escolhi você. Pois aqui está a Verdade não vendo nada mais adiante na pura objetividade, mas vendo tudo subjetivamente relacionado a si mesmo e ele a fonte de todas as ações que ocorrem dentro do seu mundo; Assim a Verdade permanece absolutamente silenciosa e não diz nada quando a razão o questiona a respeito da verdadeira definição da Verdade. Porque quando o olho se abre sabe que o que é uma ideia para dormir o homem é um fato para a imaginação desperta, um fato objetivo, não uma ideia. Eu entretenho a ideia de um amigo e faço um conceito maravilhoso dele no olho da minha mente e quando eu durmo, parece ser um desejo, parece ser o anseio do meu coração, mas puramente subjetiva, apenas uma ideia. E o olho dentro de mim se abre, e ele está diante de mim encarnando a qualidade que eu desejei em meu sono de vê-lo expressar. Então, o que é uma ideia para o homem dormindo, a imaginação não desperta, é uma realidade objetiva para a imaginação desperta.

Ora, esse exercício exige, eu diria, o uso ativo e voluntário da imaginação contra a aceitação passiva e involuntária das aparências. Nós nunca aceitamos como verdadeira e como algo final a menos que se conforma com o ideal que desejamos encarnar dentro do nosso mundo, e fazemos exatamente o que aquela avó fez. Mas agora começamos e fazemos isso diariamente. Você pode obter seus resultados amanhã; Pode vir no dia seguinte; Ele pode vir em uma semana, mas eu te asseguro que virão.

Você não precisa de algum laboratório estranho, como nossos cientistas, para provar ou refutar esta teoria. Aqui, em 1905, um jovem surpreendeu o mundo científico com sua equação que ninguém poderia nem mesmo testar. Diz-se que não viviam seis homens que pudessem entender sua equação. Foi 14 anos mais tarde, antes de Lord Rutherford poder conceber os meios para testar essa equação e ele descobriu que era verdade, não 100%, porque ele não tinha os meios na sua mão para realmente dar-lhe um teste completo. Passaram-se mais 14 anos para que novos testes pudessem ser feitos. E você conhece os resultados dessa equação que Einstein nos deu em 1905. Pois hoje o homem, sem conhecer o poder de sua própria imaginação, fica assustado com os resultados desse desbloqueio de energia. Mas ele foi o homem que disse, e eu coloquei na primeira página do meu novo livro - "A imaginação é mais importante que o conhecimento."

Era Albert Einstein. Imaginação é mais importante que conhecimento. Pois se o homem aceita como finais os fatos que a evidência testemunha, ele nunca exercerá esse meio de redenção dado por Deus, que é a sua imaginação.

Agora eu vou pedir para você testar isso: você não vai demorar as três semanas que eu estou aqui para prová-lo ou refutá-lo, mas o conhecimento dele não pode provar-se, só a aplicação desse conhecimento pode provar ou refutar isto. Eu sei por experiência que você não pode refutá-lo. Tome um objetivo, tomar um emprego, ter alguma conversa com seu chefe, ter um aumento no salário. Você diz bem, o trabalho não permite, ou talvez a união não o permita. Eu não me importo o que não o permite.

Ontem o correio da manhã me trouxe um, onde, em San Francisco, esse capitão, esse piloto, ele me escreve que o vi nos bastidores após uma de minhas reuniões, e lá ele disse: "Mas Neville, você está de encontro a uma parede de pedra e eu sou um piloto treinado, eu tenho ido a todo o mundo, em todos os sete mares, eu sou um bom piloto e eu amo o mar, não há uma coisa neste mundo que eu quero fazer, mas ir para o mar, mas eles restringir-me a certas águas por causa da antiguidade. Não importa o argumento que eu dar-lhes a União é inflexível e eles fecharam o livro em meu pedido. Eu disse: "Não me importa o que eles fizeram, você está transferindo o poder que pertence a Deus, que é a sua própria imaginação, à sombra que você lançou na tela do espaço.

"Então aqui, estamos nesta sala, preciso que ela permaneça um quarto, você não pode usar sua imaginação para chamar isso de abreviatura. Esta é agora uma ponte e eu sou um convidado na ponte do seu navio, e você não está em Águas restritas pela União, você está nas águas que você deseja navegar seu navio, agora feche os olhos e sinta o ritmo do oceano e senta comigo e comungue comigo e me diga sua alegria primeiro provando este princípio. Em segundo lugar, esteja no mar onde você quer estar. Ele está agora em Vancouver em um navio trazendo uma carga de madeira para baixo para o Panamá. Ele tem uma lista completa que vai levá-lo ao longo do ano o que este homem tem que fazer. Ele está indo Legitimamente, onde a União disse que não podia ir. Isso não dispensa os sindicatos, mas não coloca ninguém em nosso lugar - ninguém, reis, rainhas, presidentes, generais, não tomamos ninguém e entronizamo-lo e colocá-lo além do poder que justamente pertence a Deus. Então não vou violar a lei, mas as coisas vão abrir e eu nunca vou inventar.

Eu vou sentar em silêncio e dentro de mim eu vou rever o quadro. Vou ouvir o próprio homem que me disse "Não, isso é o final" e ouvi-lo dizer-me sim, e uma porta se abre. Eu não tenho que ir e puxar cordas ou puxar qualquer fios qualquer. Invoco esse maravilhoso poder dentro de mim, que o homem esqueceu completamente porque ele o personificou e o chamou de outro homem, ainda que seja um retrato glorioso de um homem, mas que não é o homem: o homem real não está em outro mundo . Quando a religião fala, se é uma religião real, não fala de outro mundo; Fala de outro homem que está latente mas não nascido em cada homem que tem sintonia com outro mundo do significado, de modo que o homem se sentou e sintonizou com outro mundo do significado e trouxe para ser um poder que permitiu ir dormir porque ele Leu as leis do homem muito bem. Ele aceitou como final o ditado dos fatos para que eles leiam os estatutos, eles leem as leis da União. E aqui hoje ele está voando o oceano como ele quer fazê-lo. A avó não está mais trancada fora da casa que ela amava, mas ela está em comunhão, mas ela foi trancada por si mesma por dois anos. E ele foi trancado sozinho por mais de 18 meses, e se queimando dia após dia permitindo que o sol descer sobre sua ira quando ele tinha o poder dentro de si mesmo e a chave para destravar todas as portas do mundo.

Eu digo a cada um de vocês que eu não tiraria de vocês o seu conforto exterior, a sua religião, pois todas essas coisas são como brinquedos para o homem que está dormindo, mas eu venho despertar dentro de vocês o que, quando acorda, vê uma coisa inteiramente diferente no mundo. Ele vê um mundo que nenhum homem quando ele dorme poderia ver, e então ele começa a elevar dentro de si todo ser que Deus lhe deu; E posso dizer-te que Deus te deu todo homem que anda pela face da terra. Ele também deu para este propósito que nada deve ser descartado. Todos no mundo devem ser redimidos e sua vida individual é o processo pelo qual esta redenção é trazida para passar.

Então não descartamos porque a coisa é desagradável, revisamos; Revendo-a, revogamo-la e, à medida que a revogamos, ela se projeta na tela do espaço, testemunhando o poder dentro de nós, que é a nossa maravilhosa imaginação humana. E eu digo o ser humano de forma consciente - alguns me mandaram dizer a palavra divina. A própria palavra em si não significa nada para o homem. Ele a expulsou completamente de si mesmo e divorciou-se da coisa que agora arqueia antes e chama por outros nomes. Eu digo imaginação humana. Como Blake disse "Rios, montanhas, cidades, aldeias todos são humanos". Quando o olho se abre, você os vê em seu próprio seio, em seu próprio seio maravilhoso todos eles existem, eles estão enraizados ali. Não os deixe cair e permanecer caído; Levantai-os para a vontade de meu Pai, é isto, que de tudo o que ele me deu eu não deveria perder nada, mas levantá-lo novamente, e eu levantá-lo cada vez que eu rever o meu conceito de outro e fazê-lo conformar-se ao ideal da imagem que eu mesmo gostaria de expressar neste mundo. Quando eu faço com ele o que eu amaria que o mundo faça para mim, e ver em mim eu o estou levantando acima.

E posso lhe dizer o que acontece com aquele homem quando ele faz isso? Primeiro de tudo, ele já está virado dentro de si mesmo. Ele não vê mais o mundo em pura objetividade, mas todo o mundo subjetivamente se relaciona consigo mesmo e o enforca. Quando ele o levanta, você sabe que ele floresce dentro de si mesmo. Quando este meu olho foi aberto pela primeira vez, eu vi o homem como o profeta o viu. Vi como uma árvore andando: algumas eram apenas como chifres de um cervo, outras eram majestosos em sua folhagem, e todos os que estavam realmente acordados estavam em plena floração. Estas são as árvores do jardim de Deus. Como nos disse na velha e antiga maneira de revisão no 61º capítulo do Livro de Isaías: "Vai e dá a beleza pela cinza, vai e dá alegria para o luto, dá o espírito de louvor para o espírito de peso, que eles podem se tornar árvores de justiça, plantações para a glória de Deus."

Isso é o que todo homem deve fazer, isso é a revisão. Eu vejo cinzas quando o negócio se foi; Você não pode resgatá-lo, você não pode levantá-lo, as condições são ruins e a coisa se transformou em cinzas. Coloque a beleza em seu lugar; Veja clientes, clientes saudáveis, saudáveis em finanças, saudáveis na atitude em relação a você, saudáveis em todos os sentidos da palavra. Veja-os amar a loja com você se você é um comerciante; Se você é um operário de fábrica, não veja nada que o deite fora, levante-o acima, ponha a beleza no lugar da cinza, para aquele seria cinza se você fosse demitido com uma família para alimentar. Se alguém está de luto, ponha alegria no lugar do luto; Se alguém é pesado de espírito, coloque o espírito de louvor em lugar do espírito de peso, e como você faz isso e rever o dia em que você se virar, e girando em torno de você virar para cima, e todas as energias que desceram quando você estava adormecido e realmente cego agora aparece e você se torna árvore de justiça, um plantio para a glória de Deus. Pois eu os vi andando nesta maravilhosa terra, que é realmente o Jardim; Nós nos fechamos para fora por nosso conceito do eu e nós giramos para baixo.

Como nos disse no Livro de Daniel, fomos uma vez esta árvore gloriosa e foi derrubada até a própria base, e o que antes abrigava as nações e alimentava as nações e consolava o pássaro e deu algum conforto aos animais do sol do dia, do calor do dia; E de repente alguma voz disse de dentro: "Deixai que ela permaneça como está, mas não perturbe as raízes, eu a regarei com o orvalho do céu e como eu a regar com o orvalho do céu, uma vez mais cresça de novo, mas dessa vez ela vai crescer conscientemente, ela vai saber o que realmente é e quem é. Em seu passado era majestosa, mas não tinha conhecimento consciente de sua majestade, e eu derrubei-a que foi a descida e agora, ela voltará a brotar de dentro de si mesmo e ele será uma árvore que anda, uma árvore gloriosa e maravilhosa.

Agora, para aqueles que estão profundamente adormecidos isso pode parecer-lhe demasiado surpreendente: isso pode ser tão surpreendente como a equação de Einstein foi; Que foi surpreendente também. Mas eu lhe digo que eu vi e vejo - os homens estão destinados a ser árvores no jardim de Deus. Eles são plantados na terra para um propósito e eles nem sempre permanecem os homens, eles são transformados como eles se transformam e aparecem. Este é o verdadeiro significado da transfiguração. Há uma metamorfose completa acontecendo como o lagarta na borboleta. Você não permanece o que você parece ser quando o homem está dormindo, e não há imagem mais gloriosa no mundo do que ver este ser humano vivo animado, pois cada ramo dentro dele é representado por uma extensão de si mesmo chamado outro, e quando ele levanta o outro para cima no ramo não só entra em folha, mas floresce e as flores humanas vivas florescem sobre a árvore do homem que desperta.

Essa é a minha mensagem para você este ano; Eu o darei a você para despertar o que dorme em você, pois o filho de Deus dorme no homem e o único propósito do ser é despertá-lo. Portanto, não é para despertar isso, por mais agradável que pareça, mas esse homem sensato - é apenas uma caixa: é chamado o primeiro homem, mas o primeiro será o último e o último será o primeiro. Assim, o que vem a ser segundo, como Jacó que vem segundo do ventre de sua mãe, ele tem precedência sobre seu irmão Esaú, que veio em primeiro lugar. Esaú era semelhante a este, era feito de pele e cabelos, e Jacó foi feito um rapaz de pele lisa, mas aquele que vem segundo, de repente se torna o senhor de todas as nações e que alguém dorme em todo homem nascido de mulher, e é dever de um professor ou de uma verdadeira religião despertar aquele homem, não falar de outro mundo, não fazer promessas a serem cumpridas além do túmulo, mas dizer-lhe enquanto desperta agora está no céu e o reino é venha agora, este dia, na terra. Pois, quando ele acorda, ele revê seu dia e ele revoga seu dia e projeta uma imagem mais bonita na tela do espaço.
Tags: ImaginaçãoNeville GoddardPalestras

Postar um comentário

4 Comentários

Pular para o conteúdo principal